Os cabelos são a moldura do rosto. Desde os primórdios, considerados símbolo de força para os homens e sedução para mulheres, fazem parte dos ritos de beleza e têm papel importante na manutenção da autoestima. Portanto, merecem tanto cuidado quanto a pele.

Várias patologias podem afetar os cabelos indiretamente. É o caso do mau funcionamento da glândula tireoide. O hipotiroidismo provoca queda de cabelos. A carência de algumas substâncias na dieta ou a ingestão de outras também colaboram com o problema. Falta de ferro, de vitamina D (um novo paradigma para investigação diagnostica), administração de certos medicamentos, alimentação desbalanceada e pobre em proteínas e estresse, entre outros, estão na lista de causas da queda capilar. Apesar de a predisposição genética para a calvície ser muito mais intensa nos homens do que nas mulheres, o cabelo delas pode afinar e rarear muito.

O cuidado com o aspecto externo da haste do cabelo (o fio propriamente dito, que tem conotação estética), é também importante. Preste atenção aos produtos aplicados no cabelo. Os alisantes, que minimizam as ondas ou fazem desaparecer os cachos, levam à perda de proteína dos cabelos. Assim, eles vão perdendo volume progressivamente, enquanto o couro cabeludo desenvolve uma oleosidade maior. Já as tinturas, das quais muitas mulheres são dependentes, tornam os fios mais ressecados.

Shampoos sem sulfato (que não “lixam” a cutícula do fio), assim como máscaras e condicionadores específicos, podem resgatar brilho, movimento e volume aos cabelos, além de conferir fotoproteção.

Como regra, procure comer de forma saudável e balanceada. Corte as pontas dos fios a cada 3 meses (se o cabelo for longo) e proteja-os do sol.

Tomar essas providências vai ajudá-la a manter os fios saudáveis por dentro e por fora.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp