Usar um filtro solar é básico. E na temporada de sol forte que se inicia, torna-se ainda mais importante. Afinal, ele protege a pele de queimaduras e do câncer. Outra recomendação ainda é evitar a super exposição.

Na hora de escolher o produto, o ideal é escolher aquele com proteção aos raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). A radiação ultravioleta A tem o comprimento de onda mais longo e penetra mais profundamente na pele, acelerando o envelhecimento. O UVB é o responsável pelo câncer de pele. A maior incidência da radiação ultravioleta B ocorre entre dez da manhã e quatro da tarde.

O fator de proteção mínimo recomendável para todos os tipos de pele é 15. Para pessoas de pele clara, a indicação é o bloqueador solar, com FPS acima de 30. Crianças necessitam de cuidados ainda maiores. Além do protetor solar, deve-se utilizar camisetas e bonés. Vale lembrar que até os 20 anos, o indivíduo recebe 80% do sol necessário para estragar a pele, mas as alterações podem se manifestar muitos anos depois.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp