A poucos dias da chegada do verão, a celulite – o terror das mulheres – passa a assombrar ainda mais os corpos femininos. E na ânsia de resultados rápidos, há quem se submeta a qualquer tipo de tratamento. É bom lembrar, no entanto, que milagres não acontecem e as opções dependem do tempo disponível para os procedimentos desejados e, claro, do esforço do paciente. Para combater celulite, gordura localizada e flacidez, por exemplo, a paciente deve se programar para realizar um tratamento de, no mínimo, dois meses.

Mas a tecnologia não pára de avançar e surgem técnicas cada vez mais eficazes. A aposta mais recente dos dermatologistas contra a celulite é o VelaSmooth. Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, trata-se de um equipamento que combina três das principais frentes de ataque ao problema: a endermologia, a radiofreqüência e a luz infravermelha. A união dessas diferentes ações potencializaria os resultados do tratamento. A endermologia funciona como uma espécie de drenagem linfática mecânica profunda, o que ajudaria a eliminar as toxinas. A radiofreqüência e a luz infravermelha fariam a reestruturação das fibras de colágeno, melhorando a flacidez. Elas também ajudariam na quebra das células de gordura. Na prática, haveria uma redução de um ou dois graus do nível de celulite (eles variam do grau 1 ao 4, do mais leve ao mais intenso). O VelaSmooth está para ser liberado no Brasil – só falta o aval do Ministério da Saúde.

Outra técnica eficiente – esta já aprovada – para combater celulite e gordura localizada é o Manthus, equipamento computadorizado composto por um potente emissor de ultrasom associado a correntes estereodinâmicas de média freqüência que, além de eliminar toxinas, provoca a diminuição das medidas corporais. A emissão de ondas de baixa freqüência, numa profundidade de três a quatro centímetros, agita as moléculas de água da região, que colidem com as células adiposas, promovendo a eliminação de gorduras e toxinas. A gordura destruída é metabolizada pelo fígado e transportadas pelo sistema circulatório e linfático, eliminada na urina. O ultrasom pode ser aplicado em quase todas as regiões do corpo.

Como a beleza também depende da saúde, é importante ainda cuidar da boa alimentação e incluir atividade física no dia-a-dia. Alimentos saudáveis, espaços regulares entre as refeições e muita hidratação são os princípios de uma dieta equilibrada. E caminhadas diárias de 20 a 30 minutos são um bom começo.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp