Alguns tipos de manchas podem se tornar mais freqüentes com a chegada do verão e trazer sérias complicações para a saúde. Conheça os principais tipos, seus tratamentos e o que fazer para evitá-las.

Fitofotodermatite – É a reação alérgica e pigmentar da pele que a deixa marrom com fundo avermelhado. Surge após o contato com frutas como limão tahiti, figo, caju e plantas e posterior exposição à luz solar. É recomendado o uso de filtro solar diariamente e uma pomada antialérgica prescrita pelo médico.

Leucodermia Solar – Causadas pela exposição solar repetitiva, a leucodermia se caracteriza por sardinhas brancas que atingem principalmente braços e pernas.  Tendo em vista o efeito cumulativo do Sol sobre a pele, que mancha com o tempo, é indicado o uso do protetor solar como prevenção. Para tratar recomenda-se o uso do nitrogênio líquido, procedimento realizado no consultório, sem necessidade de anestesia. O médico deverá fazer um teste prévio que irá avaliar a resposta do paciente em relação aos resultados. Este tratamento deve ser feito após o verão.

Hiperpigmentação pós-inflamatória – São manchas acastanhadas causadas por picada de inseto, pêlo encravado, espinha ou queimadura. Para prevenção, recomenda-se o uso de repelentes na praia ou no campo e filtro solar diariamente.  Evite coçar, espremer ou experimentar tratamentos milagrosos. O ideal é procurar um dermatologista que recomendará o tratamento ideal.

Melasma –
Manchas que surgem na face, são muito comuns na gravidez, sendo também ocasionadas pelo uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Acomete geralmente as mulheres, porém os homens também estão sujeitos. Sua cor é acastanhada e o uso de clareadores ou renovadores cutâneos são eficientes no tratamento, em concentrações que variam de acordo com o tipo de pele e sensibilidade. Os principais são ácido kójico, ácido fítico e mais recentemente o mequinol.
Os peelings químicos são ótima associação para o tratamento e a vitamina C, usada diariamente, sob o filtro solar, tem ação clareadora. Na praia é indicado o uso de chapéu com abas, que reforça a proteção do filtro solar.

Pitiríase Alba – Causada pelo ressecamento da pele, a Pitiríase Alba é uma mancha muito freqüente nas pessoas que têm histórico pessoal ou familiar de atopia (asma, bronquite, rinite alérgica, eczema atópico). Também é conhecida como dartro volante. As manchas são brancas, ásperas, arredondadas e às vezes coçam, podendo surgir nos braços, costas e face (locais mais freqüentes). Para tratá-las é preciso recompor o manto hidrolipídico da pele, com o uso de bons hidratantes à base de ácido lático e evitando sabonetes no local.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp