Basta chegar o outono para que as mulheres voltem sua atenção para os cabelos. Afinal, é nessa época do ano que a queda fica mais acentuada, certo? A resposta para essa pergunta é não. As estações do ano não têm qualquer influência comprovada na queda dos fios. O cabelo segue um ciclo próprio de crescimento e todas as pessoas passam por um período em que os fios tendem a cair mais. Mas isso não significa que será no outono.

Fatores como a pílula anticoncepcional (durante a fase em que você está tomando e 3 meses após a interrupção), o período pós-parto, infecções em geral (como de garganta, dente e ginecológicas), o estresse e até alguns antidepressivos podem influenciar diretamente na saúde dos seus cabelos. Por isso, se os fios estiverem caindo em excesso por mais de um mês, é hora de procurar um dermatologista.

Nas mulheres grávidas, por exemplo, a fase de crescimento é hiperestimulada, então, é comum nascer mais fios nesse período. Após três ou quatro meses do nascimento do bebê, no entanto, ocorre o contrário. Os fios começam a cair mais e tudo volta ao que era antes. Mais uma vez, não é motivo para preocupação. Os tratamentos para a beleza e brilho dos cabelos nesse período são os mesmos de antes da gestação, mas a regra geral é evitar a tintura nos primeiros três meses de gravidez.

Mas existem outros mitos que podem comprometer diretamente o seu visual. Lavar freqüentemente os cabelos, por exemplo, não acentua a queda. Ao contrário. Essa prática faz maravilhas pelos cabelos oleosos, por exemplo, porque remove o excesso de gordura depositado no couro cabeludo que compromete o aspecto dos fios.

Dormir com a raiz úmida, outro mito comum entre as mulheres, também não apodrece os fios. “Mas, nesse caso, a recomendação é bem-vinda por que ir para a cama com a raiz molhada predispõe ao aumento de seborréia (calor do corpo + umidade). Resultado: a umidade pode piorar ainda mais os quadros do problema, que também influencia na queda dos cabelos”, diz a dermatologista Ana Lúcia Recio.

Para manter seus cabelos bonitos, siga recomendações simples. Se você tem cabelos oleosos, use um xampu apropriado para o seu tipo de raiz e condicionador do tipo sem enxágüe. Para os cabelos normais, vale a regra xampu e condicionador nas pontas. Se os fios são secos, tratamento intensivo neles. Use xampu para cabelos danificados, máscara capilar hidratante (pode ser com ou sem uma touca térmica) e condicionador sem enxágüe, além do creme utilizado no chuveiro.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp