O aspecto geral da pele masculina é diferente do da feminina, com textura mais áspera e espessa. Isso se deve, até certo ponto, à presença de pelos terminais que recobrem a maior parte do corpo masculino. Essa diferença é mais pronunciada na face, com pelos grossos e escuros.
Os homens também apresentam glândulas sebáceas na face em maior número e volume que as mulheres. Além disso, o nível de testosterona nos homens é 10 vezes maior do que nas mulheres e a porcentagem de receptores androgênicos nos sebócitos dos homens é de 69%, comparada com 29% nas mulheres. No sexo masculino, a produção sebácea é mantida até a oitava década de vida. Sendo assim, a produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres, o que resulta em pele mais oleosa, com dilatação dos óstios foliculares e acne de maior duração.
Confira alguns cuidados de rotina para a pele masculina:
- Para controlar a oleosidade e prevenir a dilatação dos óstios foliculares é essencial manter a pele limpa. Prefira sabonetes em barra, gel ou espuma, sendo os mais indicados aqueles à base de ácido salicílico ou glicólico. A esfoliação facial pode ser potencializada com o uso de esfoliantes faciais após a limpeza, produtos que costumam agradar aos homens, mas não devem ser usados diariamente para não provocar irritação da pele.
- Para homens com pele mais seca e sensível, ou que vivem em locais de clima seco e frio, a limpeza deve ser realizada com loções limpadoras não detergentes ou sabonetes líquidos para pele sensível, para não retirar o manto lipídico natural da pele, que geralmente fica prejudicado nessas situações.
- A questão mais importante do ato de barbear (com aparelho elétrico ou lâmina) é a preparação da pele e da barba. Quanto melhor o preparo, mais fácil será o deslizamento da lâmina. Ao molhar a barba, o objetivo é amaciar e hidratar os pelos, oferecendo menor resistência à lâmina, evitando traumas na pele. Para o uso de barbeador elétrico, os pelos devem estar mais endurecidos e verticalizados. Portanto, o barbear deve ser seco. Utiliza-se para tanto, soluções alcoólicas que reduzem a fricção e diminuem a umidade.
- Em geral, os produtos pós-barba são à base de loções hidratantes, substâncias calmantes, além de ativos antissépticos. Elas aliviam a sensação de ardor, reduzem pequenos sangramentos e previnem, pelo menos parcialmente, a inflamação dos folículos e as infecções secundárias.
- A hidratação pode ser dispensável para alguns tipos de pele e, quando necessária, deve ser indicados produtos em sérum ou loções livres de óleos.
- Os filtros solares também devem ser usados diariamente por homens. Os mais indicados para a pele masculina são os geis e loções fluidas que não deixam a pele brilhante e oleosa.
- Em se tratando de rejuvenescimento facial, os retinoides e seus derivados representam ótima indicação para a pele masculina. Para uso noturno, a maioria dos homens tem benefícios com esses ativos que aumentam a renovação celular, desobstruem os poros, controlam a oleosidade, estimulam a síntese de colágeno, atenuando rugas já instaladas e prevenindo a progressão do envelhecimento.
(Fonte: Revista Brasileira de Medicina. Edição Especial Dermatologia e Cosmiatria)