Homens e mulheres envelhecem de modo diferente e encaram esse processo também de maneiras diversas. No entanto, em uma mudança que vem acontecendo há algum tempo, a beleza masculina está cada vez mais em foco e, com isso, também os procedimentos antienvelhecimento para os homens. A má notícia é que ainda não é possível evitar o envelhecimento de fato. Porém, já se pode retardar os efeitos da idade na pele.

Antes de começar, é importante ressaltar que inúmeros fatores influenciam o envelhecimento do rosto. Dentre eles está a musculatura e a gordura da face, a perda de colágeno com o passar dos anos, a mudança na elasticidade da pele e a exposição solar (daí, a importância do protetor solar). Além disso, a gravidade e a nossa atividade facial, como caretas e expressões do dia a dia, também contribuem para as alterações da face ao longo do tempo.

Como acontece com as mulheres, a faixa etária dos 20 e poucos anos é a ideal para começar a prevenção dos sinais de envelhecimento precoce. Pensar na saúde da pele desde cedo pode trazer bons resultados a longo prazo. Uma boa rotina de limpeza facial, hidratação e proteção constante contra raios UV são pontos vitais. Vale lembrar também que fumar contribui para o processo de envelhecimento, pois componentes presentes no cigarro diminuem o colágeno e a elasticidade da pele, consequentemente.

É na casa dos 30 que as primeiras marcas da idade começam a aparecer. Então, além da rotina de cuidados já elencados, produtos esfoliantes e que contenham colágeno, são bem-vindos. Os esfoliantes são ótimos para evitar a chamada “pele oleosa”. Produtos voltados para o aumento de colágeno ricos em vitamina A ajudam a restaurar o tom natural da pele.

Aos 40 anos, a pele apresenta rugas mais profundas e é quando as mudanças no rosto são mais marcantes. Também é o período em que se vê o aumento de procedimentos de preenchimento facial.

Para o grupo de pessoas na faixa etária dos 50, além das rugas, há também o aparecimento de mais manchas. É neste intervalo que as pessoas buscam mais intervenções dermatológicas, entretanto, além delas é preciso manter uma rotina de cuidados constantes com a pele. Lasers, radiofrequência e cremes são usados para reduzir manchas e rugas, além de serem utilizados na tentativa de restaurar o brilho natural do rosto. Tratamentos com oxigênio e de microdermoabrasão também são boas terapias para recuperar a pele danificada. Outras alternativas para combater a idade são tratamentos injetáveis, como o botox, que buscam recuperar o volume perdido.

Apesar de a medicina atual oferecer uma extensa gama de tratamentos estéticos antienvelhecimento, alguns fatores são impossíveis de mudar, como a estrutura óssea do rosto, os efeitos da gravidade e os efeitos das nossas expressões faciais ao longo dos anos. Por isso, é sempre importante ressaltar que respeitar os limites do seu corpo e aceitar com naturalidade o envelhecimento é fundamental.

Siga sempre as orientações de um dermatologista.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp