Sabia que metade das brasileiras não sai de casa sem arrumar o cabelo? E que comprar produtos para o cuidado e embelezamento dos fios é considerado um investimento por elas? Pois é. Esse é o tamanho da preocupação das mulheres do país com sua cabeleira.

Mas tanta vaidade tem um preço. A coloração, principalmente os loiros, é o tratamento mais procurado pelas mulheres nos salões. E, ao contrário do que muitas pensam, o cabelo colorido bonito não vive só de retoque na raiz.

Os descolorantes e corantes normalmente têm em sua formulação substâncias como amônia e peróxido, que danificam o córtex do cabelo (a estrutura do fio, onde ficam todas as ligações proteicas que dão ao cabelo o visual que ele tem). As maiores características do cabelo danificado por coloração são a aspereza (aquela cara de palha), a falta de brilho e a fraqueza.

A boa notícia é que dá pra tratar esses fios e mantê-los saudáveis mesmo com a química dos produtos de coloração. A dica é fazer um tratamento contínuo para o cabelo, que inclui xampus com detergente equilibrado e máscaras com vitamina F e queratina, que devem ser aplicadas semanalmente, sempre antes do condicionador.

Cabelos muito danificados, porém, podem precisar, além da hidratação, de ter de ficar alguns meses sem fazer a descoloração (processo que vem antes da coloração na maior parte dos casos e que prepara o cabelo para receber a cor).

Pergunte ao seu dermatologista qual é o melhor produto para o seu tipo de cabelo. E não se esqueça: nunca dispense uma hidratação!

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp