Estatísticas americanas revelam que uma em cada cinco pessoas daquele país desenvolverá câncer de pele ao longo da vida. No Brasil, estima-se que 76% dos homens e 62% das mulheres se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção. As recomendações para fotoproteção nos dias de hoje incluem: roupas apropriadas, filtro solar de amplo espectro e ausência de exposição solar entre 10hs e 16hs. Mas vale lembrar alguns aspectos importantes destes cuidados, que talvez você não soubesse.

A camada de ozônio é mais espessa nos pólos e mais fina próxima ao equador. Ela filtra UVC e parte do UVB – cada grau de latitude aumenta 3% da radiação ultra violeta. A altitude também interfere na radiação UV: quanto mais alto, maior a penetração da radiação ultravioleta. O aumento de cada 300 m eleva-a em 10%.

Nuvens, poluentes, neblina: diminuem a radiação ultravioleta por dispersão. Neve, gelo, areia branca, vidro e metal refletem 85% da radiação UVB. Árvores com copa densa e muita folhagem tem alto índice de proteção solar.

AGENTES FÍSICOS
Roupas – é bom fotoprotetor principalmente para UVB. Existem sabões em pó com aditivos que absorvem UV. Influenciam o fator de proteção do tecido: trama, espessura dos fios, umidade, roupa nova e proximidade da pele. Chapéus com aba larga (> 7,5 cm) têm FPS 7 no nariz, 3 na bochecha e 5 no pescoço. Vidros blindados ou com filme protetor protegem contra UV e luz visível. O vidro comum somente UVB.

LUZES ARTIFICIAIS
A luz fria (fluorescente) não é carcinogênica nem causa fotoenvelhecimento, mas a luz dicróica pode ser carcinogênica se estiver em uma distância inferior a 50cm e incidir diretamente sobre a pele.

REPELENTES E FILTROS
A associação de filtro solar e repelente não é recomendada, pois os filtros solares devem ser aplicados com freqüência, de duas em duas horas, o que aumenta a toxicidade do repelente. Quando usar ,passe primeiro o filtro e depois o repelente.

FOTOPROTETOR SISTÊMICO
O Polypodium leucotomos é um ativo proveniente de uma samambaia. Ele protege parcialmente a pele dos efeitos deletérios do sol. Usado por via oral tem um FPS entre 3 e 8 e funciona como um coadjuvante da fotoproteção. Consumido na Europa em cápsulas, no Brasil só existe em manipulação magistral.

OUTRAS
O FDA (órgão que regulamenta drogas e alimentos nos EUA) propõe a modificação de FPS para FPU (fator de proteção à queimadura UVB) A Academia Americana de Dermatologia propôs uso de FPS 30 para uso diário pois as pessoas aplicam uma camada muito fina do produto e assim o FPS 15 diminui para FPS 7 a 8. Ao expor-se ao sol um adulto deve usar uma quantidade de filtro de 2 mg/cm2, o que equivale a uma xícara de café para cobrir o corpo inteiro. Óculos protegem a pele da região periorbital. As lentes claras só protegem contra UVB. As escuras contra UVA e UVB. Dez minutos de sol duas vezes por semana em uma área do tamanho da face são suficientes para síntese de vitamina D. Segundo alguns autores, o uso prolongado de filtros solares tem pouco ou nenhum efeito nos níveis de vitamina D.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp