O sabonete que você usa no rosto é o mesmo do corpo? Saiba que a pele da face é mais sensível e pode precisar de um produto diferente. Mas embora alguns produtos contenham os mesmos tipos de ingredientes, existem diferenças entre eles. Sabonetes para a face têm ação mais suave na pele devido aos surfactantes (substâncias de efeito detergente) neles utilizados serem mais suaves dos que os dos sabonetes corporais.

Existem três principais tipos de higienizadores faciais, que produzem diferentes efeitos na pele: sabonetes faciais, loções de limpeza e esfoliantes.

Sabonetes faciais: tendem a ser os preferidos por deixarem uma sensação agradável de limpeza depois do enxague. Podem se apresentar de diversas formas: sabonetes líquidos, em barra, em creme, em espuma ou em gel. E podem ter diversas indicações, dependendo da finalidade e dos componentes utilizados em cada um: pele oleosa, pele acneica, pele sensível, pele seca…

Loções de limpeza: tendem a ser os higienizadores faciais mais suaves porque possuem pouco surfactante e podem ser removidos com algodão ou lenços faciais ao invés de serem enxaguados. Como não sofrem enxágue, podem deixar substâncias que ajudam a tratar a pele, como emolientes e anti-oxidantes. Geralmente se apresentam sob a forma de cremes e loções e são muito utilizados para a remoção de maquiagem e por pessoas com pele sensível.

Esfoliantes: contém ingredientes (grãos) que tem ação física sobre a pele, ajudando a remover células mortas presentes na sua superfície e dando a sensação de uma pele mais macia e regular. O tipo de grão utilizado determina se o esfoliante será mais ou menos abrasivo. Porém, devem ser usados de forma muito suave, sem fazer força sobre a pele, devido ao risco dos grãos presentes no produto provocarem irritações. São mais indicados para pessoas com a pele oleosa e com tendência à formação de cravos.

Qual usar? Muitas vezes, saber exatamente qual tipo de sabonete facial deve ser usado é difícil, devido aos inúmeros tipos existentes no mercado e às características da pele de cada pessoa. A forma mais fácil de descobrir é consultar um dermatologista para uma correta avaliação da pele e indicação do produto mais adequado.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp