A psoríase afeta todos os índices de qualidade de vida, desde as relações familiares, sociais e profissionais, até as atividades de rotina diária. Para se ter ideia, o impacto do problema na vida da pessoa é superior ou idêntico ao de outras doenças crônicas como diabetes, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Segundo amplo estudo realizado pela Federação Europeia de Associações de Doentes com Psoríase (EUROPSO), 34% afirmaram sofrer de perturbações do sono; 27% relataram experiências de dificuldades sexuais; 56% alteraram o modo de vestir; 27% alteraram suas atividades diárias. 40% dos que participaram da pesquisa revelaram que a doença começou a se manifestar antes dos 20 anos.

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas vermelhas, espessadas e descamativas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas acometendo grande área da superfície corporal. A doença está sujeita a remissões e recidivas, relacionadas a diversos fatores: traumas (físico, químico, queimadura solar), infecções, drogas, estresse emocional. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.

OPÇÕES DE TRATAMENTO

  • Psoríases menos intensas são tratadas com medicamentos no local das lesões (tópico).
  • Psoríases mais graves são tratadas com remédios via oral ou injetáveis e em alguns casos associado à fototerapia.

 

O QUE O DERMATOLOGISTA PODE FAZER PELO PACIENTE

  • É importante consultar um dermatologista para diagnóstico e tratamento corretos, pois a psoríase pode ser confundida com outras doenças de pele. Ele é o melhor médico para cuidar do problema: conhece bem a doença e os melhores tratamentos para que se tenha a vida mais saudável.
  • Nem sempre a manifestação das lesões será igual e o profissional indicará a melhor conduta.
  • As fases de melhora também precisam ser acompanhadas.
  • Antes de tudo, confie no seu dermatologista. Não tenha vergonha: tire todas as suas dúvidas. Sinta-se à vontade para conversar sobre os desconfortos que a doença causa e como ela afeta a vida profissional, familiar e social. Todas as informações são importantes. É através delas que o médico poderá planejar o melhor tratamento, considerando o tipo de psoríase, sua gravidade, seu estilo de vida e outros problemas de saúde.
  • Não use medicamentos por conta própria. O dermatologista avaliará qual remédio é mais adequado ao tipo de psoríase, levando em consideração o estilo de vida e os possíveis efeitos colaterais de cada medicamento no indivíduo.
Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp