Este ano, além dos tradicionais atendimentos oferecidos à população em postos distribuídos pelo país, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cuja 11ª edição foi lançada em 5 de dezembro, vai contar com um caminhão volante que percorrerá cerca de 10 mil quilômetros do litoral brasileiro.

O presidente da entidade, Omar Lupi, explica que os voluntários envolvidos no projeto, incluindo dermatologistas e enfermeiros, vão realizar diagnósticos, além de orientar e conscientizar as pessoas sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de usar proteção contra os raios ultravioletas.

Somente nos postos fixos – hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação em 23 estados -, a Sociedade Brasileira de Dermatologia espera atender 53 mil pacientes, superando a marca de 43.800 consultas realizadas no ano passado. Com isso, a entidade pretende buscar a certificação da iniciativa pelo Guinness World Records como maior campanha médica do mundo realizada em um único dia.

O objetivo é levar cada vez mais informação à população, abordando os riscos da exposição solar e as maneiras de se prevenir, que incluem uso do protetor solar e de bonés e chapéus. Na campanha da SBD, as equipes de saúde também realizarão avaliação médica e, em caso de suspeita de câncer da pele, o paciente será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros específicos ligados à Sociedade.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp