Sim, pode acontecer. Segundo recente pesquisa da Associação Britânica de Dermatologistas, usar o celular em excesso pode levar a irritações e vermelhidão na pele nas regiões da orelha, bochecha e nos dedos.

A reação alérgica já foi batizada pelos especialistas como “dermatite do celular” e seria provocada pela presença do níquel, metal relativamente comum na natureza, cuja composição pode desencadear reações em algumas pessoas após o contato prolongado.

O componente pode ser encontrado em ligas metálicas de aparelhos, capas de proteção e botões dos celulares, especialmente nos modelos mais modernos, dizem os pesquisadores. Além do níquel, outras substâncias como a borracha e a pintura do aparelho também podem provocar a irritação. O contato contínuo teria o efeito de causar manchas vermelhas, placas na pele e coceira insistente nos mais sensíveis.

O celular não é o único vilão. Outras peças como bijuterias, cintos, pulseiras e botões de calça jeans também teriam o mesmo potencial de causar problemas por conter o metal. E as mulheres, mais expostas a esses acessórios, seriam as mais atingidas pela dermatite de contato por níquel.

Especialistas não delimitam um tempo máximo de exposição ao níquel e, no Brasil, não há legislação que verse sobre a presença de metais em produtos industrializados. De qualquer maneira, o melhor sempre é recorrer ao bom senso no uso do celular e usá-lo de maneira moderada. E ao primeiro sinal de irritação na pele, a orientação é buscar um dermatologista.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp