Começou a temporada de combate à inimiga número um das mulheres: a celulite. Instalada em coxas, bumbum, parte interna das pernas, abdômen e braços, ela compromete o visual de verão com seu antiestético aspecto de “casca de laranja”. “Suas causas estão relacionadas à predisposição genética, fatores hormonais, alimentação e sedentarismo, que levam a alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na micro-circulação e conseqüente aumento do tecido fibroso. Todas as mulheres estão sujeitas à celulite. Um estilo de vida saudável, que envolve dieta equilibrada, atividade física e cuidados estéticos ajudam a minimizar o problema”, diz a dermatologista Ana Lúcia Recio.

A celulite se apresenta em vários níveis:

  • Grau 0: as ondulações ou irregularidades na pele são quase imperceptíveis; só são notadas quando se pinça a área do corpo afetada.
  • Grau 1: de pé ou deitada não se notam ondulações ou irregularidades na pele, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
  • Grau 2: as ondulações, rugosidades, depressões e covas aparecem quando a pessoa fica de pé, mas não deitada.
  • Grau 3: as ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo quando a pessoa está deitada.

Confira agora 10 atitudes para chegar ao verão mais saudável e bonita:

  1. Elimine as toxinas: para limpar o sistema digestivo e eliminar as impurezas, experimente tomar sucos vegetais antes de cada refeição. Algumas sugestões: aipo, maçã e espinafre.
  2. Coloque verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro em seu prato: a carência do mineral favorece o surgimento de celulite.
  3. Diminua o consumo de sal, que favorece a retenção de líquidos: ele não está presente apenas no saleiro de mesa, mas também em produtos embutidos e pré-cozidos. Prefira sal grosso, que contém alguns minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade, além de temperos vegetais para dar um gostinho especial à comida.
  4. Aposte nos chás: o verde e o de sálvia são eficazes para eliminar líquidos e toxinas.
  5. Invista no equilíbrio alimentar: tanto as dietas ricas em gorduras, que favorecem o ganho de peso, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
  6. Hidrate-se: tome cerca de dois litros de líquidos por dia – que podem estar em copos de água, sucos, sopas, bebidas light. A hidratação auxilia o trabalho dos rins, a circulação, a eliminação de líquidos, além de atuar na digestão.
  7. Faça escolhas naturais: alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais atrapalham a digestão e aumentam o acúmulo de toxinas. Consuma mais alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, que possuem mais nutrientes. As fibras vegetais, encontradas em frutas, verduras, legumes e cereais, também são uma boa pedida. Mais úmidas, facilitam a movimentação no intestino e conseqüentemente, a eliminação das impurezas.
  8. Consuma potássio: sua ausência no organismo, além de poder provocar acne e pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra em frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
  9. Acerte na forma de consumo e cozimento: para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, preferencialmente cruas.
  10. Se tiver de investir em um tratamento, aposte no Velashape: equipado com a novíssima tecnologia ELOS (Electro Optical Synergy), combina duas fontes de energia (luz infravermelha e radiofreqüência), que unidas à massagem a vácuo fazem do produto o mais eficiente anticelulite do momento. Aprovado pelo FDA (Food and Drugs Administration), órgão de controle americano, é o único que penetra profundamente na pele, agindo no metabolismo do tecido adiposo. “Melhora a flacidez e textura cutânea, sendo uma alternativa não cirúrgica de excelente eficácia no tratamento da flacidez e celulite”, atesta Dra. Ana Lúcia Recio.
Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp