Fina e com tendência a vermelhidão, a pele sensível piora com frio, exigindo mais cuidados nessa época do ano. O vento e o tempo seco típicos do inverno prejudicam o aspecto desse tipo de pele pois as variações bruscas de temperatura e a secura do ar dificultam sua recuperação. Outro fator agravante é o estresse, pois o cortisol, hormônio liberado em situações de nervosismo, interfere na resposta vascular da cútis, deixando-a mais vermelha.

Geralmente, a pele sensível é mais fina, mais clara, com tendência à vermelhidão e vasodilatação rápida. E é no rosto onde se observam com maior freqüência as marcas da sensibilidade excessiva, já que é a área que recebe mais cosméticos.

Usar muitos produtos, portanto, também contribui para tornar sensível a pele de quem tem tendência – fazendo das mulheres as principais vítimas, já que são elas que mais recorrem aos cosméticos. Para se ter idéia, nos Estados Unidos 40% da população tem pele sensível.

É comum achar que a pele é sensível depois de um episódio isolado de irritação ou de uma reação alérgica. No entanto, para ser diagnosticada como tal, precisa apresentar características específicas, que aparecem com certa freqüência. Se alguma das seguintes afirmações for verdadeira para você, o melhor é procurar um especialista:

Com mudanças bruscas de temperatura ou em ambientes com ar-condicionado forte, sua pele repuxa, pinica, arde, coça, fica vermelha.

Após usar sabonete comum ou água quente, a pele fica vermelha.

Já sofreu reação adversa a cosméticos.

A melhor forma de saber se a sensibilidade é uma característica permanente da pele – ou se a cútis tem sensibilidade apenas com o uso de determinados produtos – é consultar um dermatologista. Caso a resposta seja positiva, felizmente é possível conviver bem com cosméticos – desde que se tomem alguns cuidados e se escolham produtos adequados.

Apesar de a hidratação ser uma das principais obrigações de quem tem pele sensível, é preciso saber que nem todos os produtos podem ser usados. Isso porque alguns cremes fazem com que as camadas superficiais da pele retenham muita água e, por isso, fiquem mais permeáveis aos agentes externos. Outros podem causar ardência. Linhas de produtos anti-idade e antiacne também não devem ser aplicadas sem orientação, uma vez que geralmente contêm ácidos, que, por si só, já podem sensibilizar a pele.

Em geral, EVITE: uréia; ácido láctico; óleos que deixam uma película sobre a pele, como os minerais; lactato de amônia. PREFIRA: ceramidas; óleos essenciais de extratos vegetais; Aloe Vera.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp