Ardência, dor, secura e desconforto nos cantos da boca principalmente quando se ingere alimentos e bebidas ácidas, são os principais sintomas da inflamação.

Uma inflamação que acomete as pessoas geralmente nos meses de inverno, a queilite angular (popular boqueira) causa a inflamação dos lábios, sendo muito comum a infecção posterior por um fungo (candida albicans) e, às vezes, por bactérias.

O seu surgimento pode estar atrelado a várias causas, como problemas respiratórios, excesso de salivação, geralmente quando a pessoa dorme de boca aberta, o que causa o acúmulo de saliva nos cantos dos lábios, uso de aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias mal ajustadas, uso de fio e pasta dental.

Nestes casos, a queilite pode surgir pela presença de clareadores e anti-tártaro no produto, ou até mesmo a mudança de marca poderá desencadear o processo inflamatório.

Para tratar a queilite é indicado o uso de antibiótico local, associado a um antiinflamatório, o que poderá ser benéfico. Entretanto, a auto-medicação pode tornar o problema crônico e de difícil resolução. O uso de corticoide local permite melhora rápida, mas o seu uso contínuo é prejudicial. Às vezes é preciso recorrer ao uso de teste de contato, a fim de identificar o alergeno.

Nos bebês que usam chupeta, a “assadura” ao redor dos lábios é considerada também queilite, causada pelo acúmulo de saliva e pode ser sinal de uma infecção.

Em todos os casos, é necessário consultar a opinião de um dermatologista para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp