Peeling

Descamar a pele, retirando as células envelhecidas e mortas, é o que chamamos de peeling. Esse tratamento, que promove um lixamento, pode ser químico, com uso de ácidos, ou físico, que inclui a própria esfoliação caseira e procedimentos como o laser CO2 fracionado. Entre os procedimentos químicos e físicos, existe ainda uma outra divisão, entre peelings superficiais, médios e profundos. Cada um deles é indicado para tipos de pele, resultados e épocas do ano diferentes. O importante é sempre conversar com seu dermatologista, que vai analisar sua pele como um todo e propor a melhor opção para você.

Tipos

  • Laser CO2

Peeling profundo, que atinge a derme e aumenta a produção de novo colágeno. Ele é indicado para rugas, manchas, flacidez e cicatrizes de acne, entre outros. Porém, deve ser evitado por quem tem pele escura, pois pode manchar, e feito durante as estações mais frias do ano.

  • Peelings químicos

Feitos com diferentes tipos de ácidos. O retinoico promove leve descamação e ajuda na renovação celular e produção de colágeno. O glicólico e o salicílico são indicados para clarear manchas e melhorar o aspecto de rugas.

  • Peeling a laser 1927nm e 1440nm

Esse peeling é considerado o peeling da hora do almoço pelos americanos. Nele, um rolinho de luz é passado sobre a pele emitindo um dos tipos de luz citados. O 1927nm promove melhora global da pele e uniformização de pigmentos. Já o 1440 atua um pouco mais abaixo, na derme, estimulando a renovação colagênica. Pode se associar a peelings químicos clareadores ou rejuvenescedores. Na mesma sessão, é tratado colo e dorso de mãos, pois a durabilidade do procedimento se estende por 40 minutos.

  • Exfoliação

A partir da dermoabrasão mecânica leve, a pele é renovada e limpa das células mortas.

Ledterapia

Indicada para rugas, linhas de expressão, cicatrizes, flacidez, acnes, olheiras, manchas na pele, fotoenvelhecimento, estrias e celulites e não causa desconforto. A luz de LED (Light Emitting Diode) emana uma energia luminosa que funciona como ondas de fluxo de partículas, chamadas de fótons. Por isso, é considerada terapêutica, sendo ótima para renovar a epiderme e estimular a produção de colágeno. Como a maioria dos tratamentos dermatológicos, esse tipo de tratamento deve ser prescrito pelo médico, que pode associá-lo a outros procedimentos, criando um protocolo exclusivo para o seu tipo de problema. Peeling, hidratação e uso de produtos tópicos estão entre as medidas que podem potencializar o efeito da fotobiomodulação.

Luz pulsada

Semelhante ao laser, a luz pulsada pode ser usada para uma série de fins, dependendo da modulação:
clarear manchas na pele, suavizar rugas e linhas de expressão e remover definitivamente pelos indesejados. O 1064 micropulsado destina-se ao tratamento de vasos muito pequenos. Quando a pele fica vermelha, mas não é possível visualizá-los. Essa condição é frequente em melasma, rosácea, queloide, cicatriz cirúrgica com hipertrofia e fotoenvelhecimento de rosto, pescoço e colo. O 1064 de pulso longo é indicado para o tratamento de vasos mais calibrosos, do canto nasal e da face em geral, além de toda condição em que esteja presente. Pode ser associado a outros tipos de laserterapia no mesmo momento.

Microagulhamento

É uma técnica que utiliza um rolo com múltiplas agulhas. Ao aplicar esse rolinho, as agulhas provocam vários furos na pele, e o micro trauma gerado na epiderme/derme estimula a fabricação do colágeno, melhorando rugas, cicatrizes e até mesmo o melasma. O procedimento deve ser realizado com anestésico tópico ou em alguns casos com agulha, dependendo do limiar de dor de cada indivíduo e do tamanho da agulha utilizada pelo médico, que pode variar de 0,5 a 3mm. Dependendo do caso, aproveitamos os canais abertos na pele para aplicar medicações que otimizam os resultados (drug delivery) como ácido retinóico, fator de crescimento, ácido hialurônico, entre outros.

Eletrólise

Melhor opção para remoção de pelos brancos ou claros, que não são eliminados com o tratamento de luz pulsada. Na eletrólise, uma corrente elétrica enfraquece o bulbo do pele por meio de sua cauterização. O método é usado em pelos pontuais.

Preenchimento

O preenchimento facial visa devolver o volume perdido e não necessariamente aumentar o volume. Preenchedores biocompatíveis e biodegradáveis como ácido hialurônico são a opção para resgatar o volume do centro da face, vincos (bigode chinês), ao redor dos lábios, os próprios lábios e até mesmo na área da fronte. O aumento de volume também é possível mas sempre respeitando as proporções faciais. Uma boa conversa entre médico e paciente em frente ao espelho define o melhor planejamento para a necessidade em questão.

Toxina botulínica

Procedimento simples, seguro e eficaz, é minimamente invasivo e deve ser feito em consultório médico por profissional qualificado. A toxina botulínica é uma substância que provoca o relaxamento muscular por um período limitado de tempo. É indicada para rugas de expressão, como entre as sobrancelhas e na testa, pés de galinha e ao redor dos lábios, além de flacidez do pescoço e do V do decote e hiperidrose (suor excessivo).

Bioestimulador de Colágeno Facial

Procedimento que consiste na aplicação da hidroxiapatita de cálcio ou do ácido poli-L-láctico a fim de estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos da pele, resgatando a firmeza e melhora da flacidez.

O procedimento é minimamente invasivo (utiliza-se cânula ou agulha) e realizado sob anestesia local. Ele não preenche, mas resgata a moldura do rosto que vai perdendo a definição e volume com o tempo. Daí a importância de utilizar substâncias biocompatíveis para manter e/ ou resgatar a estrutura facial. Os resultados não são imediatos mas o efeito benéfico pode durar até 24 meses.

O bioestimulador de colágeno facial é importante ferramenta para manter a estrutura facial desde os 30 anos. O número de sessões varia entre 1 a 3 dependendo da faixa etária e grau de flacidez. O protocolo pode ser associado a outros tratamentos (o que é definido após avaliação global).

Radiofrequência monopolar
A Radiofrequência monopolar gera aquecimento compactado da derme (onde estão as fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele mantendo-a com aspecto saudável).
Essas fibras se reorganizam com o aquecimento ao mesmo tempo em que ocorre estímulo para a fabricação de novas fibras. Está indicada para tratamento da flacidez facial assim como manutenção do tratamento de ultrassom microfocado.
Radiofrequência fracionada com corrente galvânica

A radiofrequência é liberada na pele através de micropinos juntamente com uma corrente galvânica. Essa dupla – chamada de energia híbrida – estimula produção de colágeno e acido hialurônico com efeito de preenchimento de rugas muito finas, melhora suave da flacidez, diminuição dos poros, aumento da luminosidade da pele.
Indicada para rejuvenescimento, cicatrizes de acne e estrias brancas.

Radiofrequência Tripollar - 3ª geração

A Radiofrequência Tripollar – 3ª geração, possibilita o máximo de cobertura e aquecimento da pele com seu algoritmo único de polaridade rotatório de eletrodos. A corrente de RF aquece a camada adiposa (Hipo-derme), enquanto a epiderme segue protegida, sem necessidade de resfriamento, para todos os fototipos. A Ativação Muscular Dinâmica – DMA realiza o estímulo e ativação dos músculos. Na região da face, gera a estimulação não invasiva no SMAS criando efeito Lifting. TriLipo RF – RF Tripollar com DMA aplicados simultaneamente: resulta em um aquecimento homogêneo e profundo para as camadas dérmica e hipodérmicas, com resultados imediatos e de longa duração.
Estimula a liberação de gordura líquida das células, acelera o metabolismo natural. Realiza uma pressão interna e externa que faz assim uma drenagem linfática, otimizando a oxigenação e desintoxicação dos tecidos.

 

Ultrassom Macro e Microfocado Facial

O ultrassom é uma tecnologia de última geração, não invasivo e não cirúrgico, que foi desenvolvida para gerar firmeza da pele. A energia é focada em um ponto abaixo da pele numa profundidade definida de acordo com cada caso. Na pele, ela promove aquecimento e contração de colágeno e formação de novas fibras da derme melhorando a flacidez local. Em área corporal, além da pele, a energia é focada mais profundamente causando destruição da gordura. São necessárias cerca de 3 sessões. 

Veja também: Exilis, Vela-Shape e Bioestimulador de Colágeno

 

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp