A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, a necessidade de redobrar os cuidados com a pele, já que as altas temperaturas, a exposição ao sol e as idas com frequência para praia, campo e piscina deixam a cútis mais propensa aos radicais livres e fazem com que produza mais oleosidade em algumas ocasiões. Segundo a dermatologista Ana Lucia Recio, é importante manter os cuidados com a pele mesmo em momentos que fogem da rotina habitual, como viagens e outros eventos.

Por conta disso, indicamos aqui um passo a passo de beleza que pode ser seguido sem necessitar de muito trabalho e que protege a pele, deixando-a mais bonita, saudável e cuidada.

Limpar e tonificar

Limpar a pele vai além de apenas lavar o rosto com um sabonete indicado. É preciso deixar a pele tonificada. Por isso, o indicado é higienizar a pele com sabonete neutro e depois aplicar um tônico, água termal ou mesmo água mineral. Sim! Para remover a água tratada que contém resíduos microscópicos e tratamento para ser potável, água mineral é ótima! A água micelar deve ser usada para a remoção da maquiagem e resíduos que não saíram com a higienização com sabonete. Como ela tem agentes calmantes, isentos de álcool, remove as impurezas, inclusive a maquiagem, sem agredir ou irritar, limpando sem tirar o equilíbrio fisiológico da pele.

Máscaras naturais 

As máscaras com ativos naturais têm o poder de acalmar, relaxar, iluminar e tonificar a pele, deixando-a mais bonita e viçosa. Há diversas combinações que podem ser boas opções para tratar a derme. Uma delas é a máscara de argila branca, bem leve, com o pH mais próximo da nossa pele. Ela ajuda a revitalizar a cútis, clarear manchas, suavizar e cicatrizar a pele, ajudando a reduzir inflamações, inclusive de acnes. Auxilia também na renovação celular, já que faz uma esfoliação leve, removendo a oleosidade. A máscara pode ser aplicada depois da esfoliação, respeitando as instruções da embalagem. Depois retire totalmente o produto com água. É nítido o efeito refrescante e macio deixado na pele. Ela também ajuda a fixar melhor a maquiagem, sendo uma boa dica para ser feita antes de festas e ocasiões especiais.

Protetor solar

Sim, como já sabemos, o protetor é 100% essencial para uma pele saudável e bonita. É importante usar no rosto, no colo e nas mãos (e partes do corpo que ficarão expostas), sendo aplicado 30 minutos antes de sair, mesmo quando o tempo está nublado, e reaplicado sempre que houver exposição ao sol ou muito suor. Para quem tem pele oleosa e se queixa de não usar por achar que a pele fica ainda com mais óleo, atualmente há uma infinidade de protetores do tipo oil free, com toque seco. Os lábios também devem ser protegidos e há batons com FPS para minimizar os efeitos dos raios solares.

Além de todos esses cuidados, consultar um dermatologista é fundamental, pois ele vai poder, a partir de uma análise completa, recomendar tratamentos específicos de acordo com cada tipo de pele, além de verificar a necessidade de outros procedimentos, individualizados e eficazes. “Além dos cuidados com a saúde da pele, é preciso manter o equilíbrio com uma alimentação balanceada rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, redobrar o cuidado com a hidratação, ingerir bastante líquido, e conciliar essa dieta com atividades físicas”, finaliza Ana Lucia.