Dificilmente paramos para pensar nisso, mas as bactérias não se resumem àquelas que nos causam doenças. Na verdade, cerca de 3 kg do nosso corpo é composto de bactérias boas, microorganismos que trabalham para o nosso bem-estar. Dessa forma, atingir o equilíbrio da nossa própria flora bacteriana traz inúmeros benefícios.

Com base neste pensamento, a ciência tem feito estudos que comprovam a utilidade das bactérias, e já começam a aparecer prébióticos e pósbióticos que têm como função melhorar sintomas de certas doenças a partir do balanço desses microorganismos.

No último encontro da Academia Americana de Dermatologia, muito se falou sobre o assunto. Atualmente, o equilíbrio cutâneo das bactérias já está sendo utilizado para alcançar melhoras em casos de acne, eczema e dermatites, principalmente com o uso de prébióticos tópicos, em loções ou sprays.

Muitas pesquisas ainda são necessárias neste campo que começa a ser desbravado, mas os avanços já são palpáveis. Se você tem problemas de pele, converse com seu dermatologista para saber as novidades da ciência sobre o assunto.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp