A mente e a pele estão intimamente relacionadas. A conexão é tão profunda que fez surgir uma microespecialidade, a psicodermatologia, ou seja, uma parceria entre a dermatologia e especialistas em doenças mentais. Nos EUA, inclusive, já existe a Associação de Medicina Psicocutânea da América do Norte.

A pele e o sistema nervoso central têm a mesma origem embrionária. Segundo o dr. Adam Friedman, professor associado do departamento de dermatologia da Escola de Medicina de George Washington, em Washington DC, nos EUA, não é surpresa que quase todas as doenças de pele possam ser impactadas por alterações no sistema nervoso.

Quando estamos estressados, dois sistemas hormonais são ativados. Nesse momento, são liberadas substâncias para as quais a pele também é receptiva. Quando uma pessoa passa por um período de estresse, o hormônio cortisol aumenta e causa inflamação. Esta por sua vez pode atuar negativamente no colágeno e nas glândulas sebáceas, por exemplo.

Não é sempre óbvio o que é causa e o que é efeito. Desvendar a origem significa entender cada paciente na sua história de forma individualizada. A psicodermatologia está apenas começando nos EUA e muito mais pesquisa é necessária neste campo. No entanto, adotar desde já uma atitude saudável com atividades que “combatam” as substâncias que prejudicam a saúde como um todo com certeza trará benefícios que no futuro irão permitir melhor qualidade de vida, o que também inclui também a pele.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp