Um artigo publicado no Journal of the American Medical Association em setembro de 2016, mostrou que o açúcar comum (sacarose) eleva os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. Isso significa que tanto a ingestão de gordura saturada quanto o açúcar em excesso são responsáveis pelo depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, causando doenças coronárias. Só que isso também pode afetar a saúde da pele.

Quando uma molécula de açúcar se liga a uma molécula de proteína, como colágeno e elastina, ocorre uma reação chamada glicação, que faz com que a proteína fique instável e quebre. Tal processo representa a perda do colágeno cutâneo e gera rugas, perda de elasticidade e de tônus da derme. Consequentemente, isso resulta no envelhecimento da pele e de outros órgãos que contenham colágeno, alterando, assim, suas propriedades mecânicas.

As dietas com restrição de açúcar colaboram para a prevenção do envelhecimento cutâneo. A recomendação é ter uma postura global em relação à saúde da pele. Além dos cuidados diários, vale investir em uma alimentação no estilo mediterrâneo, ou seja, rica em peixes, verduras e legumes. Vale lembrar que vegetais os verdes escuros e as frutas vermelhas têm ação antioxidante e auxiliam a manutenção de uma pele saudável.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp