Acne todo mundo conhece, já teve algum dia ou já viu em algum conhecido. Contudo, diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, este não é um problema que termina ao final da adolescência. Ela pode surgir também em adultos, principalmente em mulheres entre os 25 e 40 anos com fortes alterações hormonais.

Quando surgida na idade adulta, normalmente a acne é menos intensa. As espinhas costumam surgir mais raramente e inflamam menos. Nas mulheres, o mais comum é elas aparecerem no contorno da boca e no queixo – já nos homens, nas costas e no peito.

Hoje já é um assunto mais pacificado entre os especialistas da área médica de que muitas são as causas da chamada “acne hormonal” na idade adulta. Abaixo, estão listados alguns dos casos mais típicos:

1. Excesso de oleosidade na pele
É na adolescência em que a produção de sebo pelas glândulas sebáceas atinge o seu ápice. Mas, em algumas pessoas a pele oleosa pode persistir mesmo com o passar do tempo. Se esta for constatada como a principal causa da acne, é possível minimizar e até mesmo eliminar este excesso de oleosidade e suas consequências por meio de medicações locais e sistêmicas, aliadas a peelings químicos, feitos no consultório do médico.

2. Acne hormonal
Lesões no terço inferior da face e pescoço geralmente apontam para a acne hormonal, tipo de acne em que há participação de hormônios masculinos atuando diretamente na glândula sebácea e estimulando maior produção de sebo. Alguns sinais típicos caracterizam a acne hormonal: excesso de pelos, oleosidade intensa do couro cabeludo e queda de cabelo. O médico deve solicitar uma avaliação hormonal, feita a partir de exames laboratoriais, e ultrassonografia ovariana. Esses exames irão detectar se a disfunção é de origem ovariana ou das suprarrenais (glândulas produtoras de hormônios masculinos).

3. Dieta desbalanceada
Gordura, açúcares (de todos os tipos) e carboidratos quando em excesso podem sim desencadear maior produção de sebo. Por isso é fundamental escolher bem quais os alimentos que estarão em sua dieta alimentar. Uma boa dica é a dieta mediterrânea, que dentre tantos benefícios para a saúde, também reduz o envelhecimento da pele e o surgimento de acne em adultos.

Já quando os exames resultam em nenhuma alteração, é possível concluir de que pode se tratar de uma maior “sensibilidade” a estes hormônios circulantes. Para solucionar estes casos de acne, costuma-se orientar uma terapia com medicamentos anti-hormônios masculinos, além de medicações locais esfoliantes e renovadoras da pele.

Além de tratamentos médicos convencionais, estudos científicos comprovam hoje o que alguns já acreditavam no passado: certos alimentos podem piorar a acne. Um bom exemplo disso são o leite e derivados de shakes anabólicos para ganho de massa muscular. A maioria deles contêm o hormônio IGF-1 (Insulin-like Growth Factor), fator de crescimento para bezerros e que, além de outros potenciais danos à saúde do ser humano, causam também acne.

Carboidratos de cadeia curta, tais como farinha e açúcar branco, também geram uma reação metabólica que estimulam o desenvolvimento da acne. Assim, além do tratamento já prescrito pelo dermatologista, devemos rever a dieta, principalmente com relação a esses itens.

Neste caso, mais do que nunca, você não apenas é o que come; mas sua aparência depende muito de seus hábitos alimentares. Pense nisso!

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp