Fatores de crescimento (FC) são compostos que atuam como mensageiros químicos entre as células e participam da divisão celular, no crescimento das células e vasos sanguíneos e da produção e distribuição de colágeno e elastina. É graças a essa “comunicação química” que existe entre as células que o tecido desempenha sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de FC é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.

Na pele, os fatores de crescimento e seus peptídeos (fragmentos de FC) são responsáveis por:

Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo.
Estimular a produção de matriz extra celular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo).
Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo, auxiliando o tratamento da alopecia – especialmente a alopecia androgenética.
Aumentar a produção de folículos capilares.

Os fatores de crescimento e seus peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes – a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas.

A “suplementação” de FC na pele é uma importante estratégia para diferentes tipos de tratamento, não apenas na área de dermatologia, como também na medicina vascular, endocrinologia, cirurgia plástica e medicina estética.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp