Um dos eventos mais importantes da dermatologia, o 68º Meeting da Academia Americana de Dermatologia aconteceu em março em Miami, nos Estados Unidos. Dra. Ana Lúcia Recio esteve presente e acompanhou as principais atualizações de sua área. “Não há mágica em potes. Não se pode esperar milagres dos tratamentos rejuvenescedores. Tudo otimiza, os tratamentos devem ser combinados, mas cada caso é um caso”, diz a especialista Dra. Ana.

Alguns dos principais destaques foram:

SOL: os raios UV prejudicam a pele. O congresso reforçou o conceito da importância da fotoproteção. Mas é importante lembrar que a Vitamina D fornecida pelo sol, protege contra o câncer de cólon de intestino, câncer de próstata, artrite reumatóide, diabetes. Vários estudos apontaram que muitas pessoas têm nível baixo dessa vitamina. “Apenas 10 minutos de sol por semana, já ajuda sintetizá-la”, diz a especialista. Avalie com seu médico sua necessidade.

FILTRO SOLAR: um estudo mostrou que o uso diário de um FPS 16, em quatro a oito anos, diminuiu o índice de câncer baso celular em 25% e espino celular em 38%, o que comprova a importância do uso diário. E foi encaminhado ao FDA (a agência americana reguladora de alimentos e medicamentos) um protocolo onde os rótulos dos protetores só poderão ter FPS50+, como já ocorre na Europa. A medida também deve vingar na América. E mais: além de anti UVA e UVB, os filtros podem ser otimizados no seu FPS se contiverem substâncias que refletem o sol, ou seja, substâncias que agem como microespelhos que refletem a luz, para que não penetre na pele. Infelizmente não há como saber qual laboratório coloca os reflectantes.

CÂMARA DE BRONZEAMENTO: ela aumenta o risco de melanoma. E se a primeira exposição for após os 35 anos de idade, o perigo cresce. É o que apontou uma pesquisa feita por um centro de estudo em câncer cutâneo nos EUA.

VITAMINAS VIA ORAL E ANTIENVELHECIMENTO: um estudo de 12 semanas com um complexo contendo vitamina C e E, polifenois, carotenóides e vitamina A mostrou que a elasticidade da pele melhora e os poros ficaram menos dilatados.

 

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp