O câncer de pele, que deveria estar em extinção porque basicamente possui como causa a radiação ultravioleta, não para de aumentar e tornou-se o de maior incidência no país e o que mais cresceu na última década. Entre as várias razões apontadas pela comunidade médica, uma chama atenção: o protetor não está sendo usado de maneira adequada.

Estudos revelam que, em geral, as pessoas usam entre 0,39 e 1,3 miligramas de protetor por centímetro quadrado de superfície de pele, quando o ideal seriam 2 miligramas. Ao aplicar uma quantidade inferior à recomendada, o fator de proteção oferecido no rótulo é reduzido. Por exemplo: aplicando-se metade do volume recomendado de um filtro com FPS 20, a proteção passa a ser à de um FPS 8. O pior é que, ao achar que está protegida, a pessoa acaba aumentando sua exposição ao sol.

Por conta dessa preocupação, a Academia Americana de Dermatologia alterou no ano passado a indicação mínima de fator de proteção solar de 15 para 30, recomendação seguida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

COMO APLICAR O PRODUTO:

  • Escolha um produto com FPS de acordo com as necessidades de sua pele.
  • Aplique o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, de preferência antes de colocar a roupa.
  • Repita a aplicação a cada duas horas ou após sair da água.
  • Tenha paciência e passe duas camadas de protetor a cada aplicação.
  • Lembre-se de proteger locais como orelhas, pés e joelhos.
  • Verifique se o produto oferece também proteção contra raios UVA.
  • A quantidade recomendada para aplicação é de 2 miligramas por centímetro quadrado de superfície de pele – o equivalente a uma xícara de café cheia para o corpo de um adulto, com cerca de 1,70m de altura e 70 kg de peso.
Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp