Para evitar problemas e começar a retardar o envelhecimento cutâneo, os cuidados com a pele devem começar ainda na infância. É essencial que, logo no início da vida, os pais tomem medidas de proteção da criança contra o sol, e que a adoção de hábitos saudáveis – incluindo alimentação, sono e exercícios – seja ensinada aos pequenos. Com a temporada de férias que se aproxima, as crianças querendo aproveitar o sol na piscina ou na praia, você tem uma ótima oportunidade de começar a dar o exemplo e iniciar a conscientização.

Vale sempre lembrar que o principal fator responsável pela aceleração do envelhecimento da pele é a exposição ao sol, devido principalmente aos raios ultravioleta. Em segundo lugar, está o cigarro. Portanto, hábitos não-saudáveis, como má alimentação e má qualidade de sono, também podem contribuir para o processo.

Para as crianças, que geralmente têm pele normal, invista em cuidados para manter essa normalidade. Ou seja, dê preferência a sabonetes suaves, que não ressequem a pele. Caso a pele seja seca, é importante o uso de hidratantes próprios para a cútis infantil, mais delicada. A utilização de protetor solar infantil – que têm maior fixação à pele e menor potencial alergênico – também é necessário, mas apenas para crianças com mais de seis meses; antes dessa idade, são indicadas medidas como evitar a exposição solar de dez da manhã às três da tarde, e o uso de roupas para proteção.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp