Tatuagens marcam na pele fases da vida, amores, convicções. Tempos depois, no entanto, podem gerar arrependimentos. O que fazer para removê-las? Hoje o método mais moderno para a remoção de tatuagens, sem cicatrizes, é o laser de rubi.

A nova tecnologia substitui intervenções como o dermoabrasão, a criocirurgia e os peelings com alta concentração, que atacavam a tatuagem, mas também danificavam a estrutura da pele na região, deixando cicatrizes.

Em função do tamanho dos desenhos, alguns dos procedimentos anteriores ainda podem ser utilizados. Porém, o laser é a opção padrão, já que oferece baixo risco, não causa sangramento e efeitos colaterais, não deixa sinais de cicatrizes e é praticamente indolor. As únicas orientações são para que o paciente não esteja bronzeado para iniciar o tratamento e durante o processo não se exponha ao sol para evitar possíveis manchas na pele. O número de sessões depende do tamanho, das cores e da profundidade do pigmento da pele.

O laser com ponteira de rubi funciona com um curto pulso de uma intensa luz avermelhada, que é emitida pela pedra e absorvida pela tinta da tatuagem. A energia do laser causa uma fragmentação da tinta em partículas de pigmentos que serão removidas pelo próprio organismo. O método pode ser indicado ainda para manchas pigmentadas causadas pelo sol no dorso das mãos, no V do decote, na face, nevo de ota e manchas café com leite.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp