Uma recente pesquisa realizada por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os danos causados pelo sol à pele. A experiência, conduzida por cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle, durou três meses e reuniu dez voluntários que consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite, enquanto outros dez participantes ficaram apenas com as 10 gramas de azeite.

Ao final, os dermatologistas realizaram exames de pele nos participantes e perceberam que os que haviam experimentado a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno – uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas.

Apresentado na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa, o estudo acredita que o licopeno – poderoso antioxidante, que dá a cor avermelhada ao tomate – esteja por trás das propriedades benéficas da fruta. Encontrado em grande concentração quando o tomate é cozido, esse componente também é conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata.

No entanto, os especialistas alertam: a proteção oferecida pelo tomate deve ser encarada como uma “ferramenta a mais” contra os efeitos do sol e não como um substituto do protetor solar. Ou seja, a aplicação diária do protetor solar é necessária, inclusive em dias nublados e na temporada de inverno.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp