Cada vez mais as pessoas procuram as academias e as atividades físicas, visando a boa forma e a qualidade de vida. É preciso, no entanto, atenção especial com a higiene para evitar doenças. Confira algumas dicas: Em banheiros coletivos, use sandálias de borracha no box. Os fungos podem estar em pequenas poças, quentes e úmidas.

As roupas de ginástica, assim como as calcinhas de lycra, devem ser trocadas tão logo você termine a atividade física. Os tecidos sintéticos não favorecem a transpiração, tornando-se ambientes propícios (quentes e úmidos) para a proliferação da cândida albicans, capaz de provocar incômodo como a candidíase, micose que provoca coceiras e infecções na mucosa vaginal.

Na hora de pedalar a ergométrica ou a bike do spinning, procure levar sua própria capa para o selim. A falta de higienização do equipamento, mais o suor, abrem espaço para os fungos, devido ao contato constante e a fricção da região perineal com o selim da bicicleta.

Equipamentos na academia (pesos, pranchas, suportes, bancos) devem ser bem higienizados. Após realizar sua série, passe um paninho limpo com álcool para deixar o material preparado para o próximo usuário.

Após usar tênis, coloque-os ao sol ou para ventilar. Nunca guarde em local fechado. Se puder fazer um rodízio no uso dos calçados, melhor. E prefira meias de algodão, que acumulam menos suor.

Já para evitar o odor nos pés, lave-os duas vezes ao dia, com sabonete bactericida e enxugue muito bem. Utilize o secador de cabelos na temperatura fria para garantir uma melhor secagem. O ritual pode ser finalizado com talco antiperspirante ou até um comum. E visite o podólogo a cada 30 dias, para aparar bem as unhas e receber cuidados na pele muito fina da região.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp