Manchas na virilha e nas axilas são reclamações constante nos consultórios de dermatologia, principalmente porque dão aspecto de falta de higiene. Os tratamentos tópicos indicados em geral são à base de hidroquinona (ou de outros agentes clareadores), sempre receitados por um médico dermatologista, que poderá indicar também peelings seriados bem como tratamentos a laser.

Para evitar que problema comprometa seu visual, o melhor é investir em prevenção:

  1. Se você tem tendência a ter essas manchas, procure alternar a depilação com cera e lâmina de barbear (assim evita ainda os pêlos encravados). A solução mais definitiva seria a depilação a laser nessas áreas.
  2. Alguns desodorantes contêm agentes irritantes que agridem a pele. O ideal é usar produtos para peles sensíveis. Se o desodorante causar qualquer tipo de irritação e coceira, substitua-o por outro. Evite também aplicá-lo nas primeiras 24 horas após a depilação.
  3. Pode parecer estranho, mas se você tem manchas na axila (e mesmo se não tiver) aplique protetor solar debaixo do braço. Se estiver fazendo tratamento com clareadores, evite o sol ou use um bloqueador bem potente.
  4. Esfoliar levemente a pele pode ser interessante para que os cremes clareadores penetrem melhor. Só não esfregue muito: as agressões estimulam ainda mais a melanina.
Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp