Com a exposição a agentes agressores, típicos das grandes cidades, e a proximidade do inverno, os fios requerem cuidados especiais.

A poluição é a inimiga nº. 1 dos fios sadios, principalmente para quem não abre mão de viver em metrópoles, sendo exposto diariamente a esta vilã. Os fatores externos como a poeira, vento e resíduos se aglomeram nos cabelos, deixando-os opacos e sem vida.

Além do convívio com estes males, a proximidade do inverno acrescenta mais danos aos fios, principalmente porque nos tempos frios a tendência é a alta temperatura dos banhos – um problema típico da estação, que estimula o funcionamento de glândulas sebáceas, tornando os cabelos oleosos.

A combinação Poluição X Inverno requer cuidados especiais. Para isso, a dermatologista Ana Lúcia Recio, membro da Academia Americana de Dermatologia selecionou algumas preciosas dicas que fará você passar pela estação ostentando uma cabeleira linda e bem cuidada:

  1. No período mais seco do inverno é importante submeter os cabelos a um processo de hidratação profunda semanal, para manter o aspecto viçoso dos fios;
  2. Use xampus e condicionadores adequados a seu tipo de cabelo, sempre de boa qualidade.
  3. Cuidado ao alisar e/ ou tingir os cabelos, pois o processo causa alteração na estrutura do fio, que perde queratina diariamente, através da coloração e exposição a agentes externos (sol, vento piscina e mar), desgastando a cutícula capilar.
  4. Para cabelos quimicamente tratados, recomenda-se a utilização de xampu e condicionador revitalizantes com queratina – ideal para fios quebradiços, com pontas duplas e sem brilho;
  5. Na hora do banho, aplique o xampu massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Isso estimula a circulação sangüínea e ativa as células;
  6. Utilize reparadores de pontas à base de silicone, que ligam-se a cutícula dos fios, promovendo maior maciez e potencializando o efeito liso, a flexibilidade, o brilho e a proteção.
  7. Uma boa opção é o ativo Luna Matrix, produto manipulado que reconstitui a fibra capilar, diminui a porosidade dos fios e aumenta a massa e elasticidade, promovendo a maciez e facilitando o pentear dos cabelos.
  8. Nunca durma com os cabelos molhados, pois quando úmidos favorecem o aparecimento de fungos e bactérias e danificam os fios. 

Em caso de dúvidas, consulte o dermatologista.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp