Além de todos os imensuráveis danos causados à saúde, o cigarro leva mais de 4.700 substâncias tóxicas para o organismo e causa grandes prejuízos a pele. Quem fuma tem 4,7 vezes mais chance de possuir rugas do que os não fumantes.

As partes mais prejudicadas pelo cigarro são lábios, olhos e dedos. Os fumantes apresentam rugas de maneira bem precoce nestes locais, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam. Entretanto, os efeitos sobre a pele dependem de vários fatores, sendo preciso analisar há quanto tempo a pessoa fuma, quantos cigarros por dia, idade do paciente, cor da pele, sexo e fotoexposição.

Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, membro da Academia Americana de Dermatologia, a nicotina prejudica a circulação periférica da pele. “Nos Estados Unidos, por exemplo, os médicos não fazem cirurgia plástica em fumantes”, afirma. “Por causa da má circulação, há risco de gangrena”, explica.

De acordo com estudos feitos pelo Dr. Alan S. Boyd, M.D, do departamento de dermatologia da Universidade Vanderbilt, pessoas que fumam muito e há bastante tempo, têm a circulação sanguínea da face diminuída, o que facilita a chegada de substâncias tóxicas até a pele e também a perda de colágeno, mudança de coloração e a formação de rugas.

Mulheres brancas, que têm o hábito de fumar desde os 18 anos e consomem um ou dois maços de cigarro por dia, desenvolverão rugas entre os 30 e 40 anos. Já uma mulher de origem mediterrânea apresentará os efeitos mais tardiamente, pois possui pele mais escura, portanto mais resistente.

Os homens são mais protegidos em relação aos efeitos do cigarro na pele, já que a derme masculina (onde está depositado o colágeno) é mais espessa que a feminina, o que defende o Dr. Jerome Litt, da Cleveland University-Ohio.

Para evitar que a pele se desgaste, o ideal é parar de fumar. Mas, para aqueles que ainda não conseguiram, existem renovadores celulares antioxidantes tópicos, associados à peelings, que podem minimizar os danos ocasionados pelo hábito.

Prejuízos causados pelo cigarro na pele:

  • Acelera o envelhecimento da pele. O fumante tem 4,7 vezes mais chance de possuir rugas do que o não fumante;
  • O cigarro diminui a umidade da pele, podendo deixá-la seca e rugosa;
  • Fumantes que se expõem ao sol têm mais chance de ter rugas na pele;

As pessoas que fumam apresentam pigmentação amarela na placa da unha e na ponta dos dedos.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp