Com as baixas temperaturas, o corpo tende a ficar suscetível às consequências da queda da umidade do ar. Por isso, é preciso cuidar ainda mais de uma das principais regiões que ficam expostas no inverno, a pele

Vem chegando o inverno e os cuidados que se deve ter com a pele passam por uma mudança. Difere do ritual diário do verão, pois alguns hábitos devem ser incorporados para manter o brilho natural da pele. Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, a hidratação é fundamental durante o frio. Afinal, a pele é revestida por um manto de água e gordura (hidrolipídico) que protege  a mesma da invasão  de bactérias e fungos que, durante o frio, como a umidade do ar é menor, tende a ficar mais seca pelas condições climáticas. Outro fator que colabora com o ressecamento da pele é o hábito de tomar banho mais demorado e quente, o que retira a proteção cutânea natural. “Mantê-la hidratada além de evitar fissuras e pele áspera, também evita manchas (pele seca fica manchada) e coceira (pele seca também pode coçar)” é um dos conselhos da dra. Ana Lúcia.

E não se trata de uma dica direcionada a poucos: todos devem ficar atentos a esses cuidados. É claro que alguns têm mais propensão a ter de enfrentar esse tipo de problema, caso de quem possui dermatite atópica (alergias e eczemas que são herdados geneticamente). Assim, o inverno potencializa as características inerentes dessas pessoas, como a pele seca, o que torna todos os sintomas de ressecamento ainda mais intensos. Com as crianças o cuidado deve ser maior: as bochechas podem ficar muito irritadas, além do aparecimento de manchinhas brancas e ásperas parecidas com micose. Apesar dos sintomas serem semelhantes aos de ptiríase alba, não se estende ao mesmo quadro clínico.

Princípios ativos para o clima
Existem alguns componentes dermatológicos que fazem a diferença na hora da escolha do hidratante ideal para amenizar os efeitos das temperaturas baixas. De acordo com a dermatologista Ana Lúcia, “bons hidratantes são à base de uréia ou ácido  lático, lactato de amônio associados a óleos vegetais como óleo de macadâmia e manteiga de karité”.

Esfoliação antes do inverno: aconselhável?
A descamação da pele acontece diariamente e independe da estação do ano. Em função disso, é vital mantê-la sempre hidratada, principalmente com a exposição excessiva ao sol. Enquanto a maioria das pessoas acredita que o verão é o período mais prejudicial, a verdade é que essa exposição ocorre sempre. “De fato, no verão a pele fica muito ressecada pela ação do sol, mas não há a obrigatoriedade de realizar esfoliação antes do início do inverno”, afirma a dra. Ana Lúcia Recio.

A esfoliação é um tratamento que pode ser efetuado em qualquer época do ano, indiferente às variações climáticas. O importante é utilizar algo que não resseque ainda mais, pois a esfoliação já consiste na retirada da camada mais superficial da pele. Farelo  de aveia com um pouco de óleo de bebê, por exemplo, antes do banho pode dar uma sensação de pele ‘nova’ e, na seqüência, usar hidratante, uma receita acessível a todos. Também válido a todos é um aviso da dermatologista: “sempre evitar substâncias que irritem a pele, altas temperaturas e esfregação vigorosa”.

Óleos para banho – uma boa pedida
Para quem gosta de se lambuzar com cremes, o inverno é o período ideal, que pede tratamentos com hidratação constante. Mas para quem não gosta de muito creme entre os dedos, os óleos para banho são uma boa opção para lubrificar a pele. Segundo a dra. Ana Lúcia, o mais indicado é usar o óleo após desligar o chuveiro com o corpo ainda molhado e enxugar de leve com a toalha. Dessa forma hidrata mais, mas pode ser usado durante o chuveiro, previamente à última chuveirada.

Clínica Ana Lúcia Recio
Enviar pelo whatsapp